sexta-feira, 4 de julho de 2014

RORAIMA - Presídio tem 'ala ostentação' para alugar

Corredores bem arrumados e pintados, e até videogames de última geração estão à disposição de presos da ala 12 (Foto: Arquivo pessoal)
Corredores bem arrumados, pintados e até videogames de última geração estão à disposição de presos da ala 12

Uma denúncia feita por dois agentes penitenciários relata privilégios e mordomias de presos da ala 12 da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo, mais conhecida também como 'ala da ostentação'. Segundo eles, o local é controlado por líderes do sistema prisional, que alugam celas para visitas íntimas com amantes e namoradas ou para moradia de detentos e cobram R$ 500 por mês para cada 'quarto'. Cerca de 20 homens pagam pelo benefício. Fotos tiradas um dia após a revista feita no presídio na última terça-feira (1°), quando foram retirados do local mais de cem televisores, exibem as regalias de quem paga pelo 'serviço' que oferece uma cela com cama, televisão de plasma, geladeira, ventilador e banheiro no porcelanato ou azulejo. "Os presos que ficam na 'favela' ([barracas improvisadas], se quiserem morar numa cela dessas, têm de pagar aos líderes da Penitenciária. Caso contrário, dormem ao relento. Os que têm condições, alugam para ter visitas íntimas ou apenas morar. É um motel improvisado e eles consideram isso uma ostentação. A diária custa R$ 40", contou um dos agentes que pediu anonimato.

Banheiro azulejado, refrigerador, TV de LCD e caixa amplificada compõem algumas celas da ala (Foto: Arquivo pessoal)

Presos ameaçam - O agente revelou ainda que os presos debocham quando têm as solicitações atendidas. "Eles 'arrebentam' a penitenciária caso não tenham os pedidos acatados. Mas, quando conseguem, 'ficam de boa'. Nós somos os intermediários de toda a situação. Porém, dificilmente entramos na ala 12 por medo", ressaltou. Quem não paga pelo serviço apanha e é transferido para a ala 1, onde estão os estupradores. O preso pode retornar se a família dele quitar a dívida. Outra situação, segundo o agente, diz respeito aos 'aviõezinhos' (distribuidores de drogas) que são presos por tráfico e conduzidos à Penitenciária. "Eles ficam na 'ala da ostentação' por terem trabalhado para os 'lideres'. Conforme a Lei de Execução Penal, cada ala do sistema prisional pode ter apenas um televisor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário