domingo, 20 de julho de 2014

NO INTERIOR - Estado amplia número de adutoras para o abastecimento de água

Image-0-Artigo-1661357-1
Desde maio de 2013, quando o programa foi iniciado, 25 municípios já receberam adutoras emergenciais. Outras oito estão em fase de estudos de projetos

O período anual de estiagem no Ceará está começando e com o prolongamento da seca, iniciada em 2012, a preocupação de muitas cidades do Interior com a possibilidade de colapso no abastecimento de água, principalmente nas áreas urbanas, está aumentando. Quixeramobim e Boa Viagem já iniciaram campanhas de racionamento. O Fogareiro e o Vieirão, principais reservatórios públicos das duas cidades, estão apenas com 10% de suas cotas hídricas. Noutros municípios, como Canindé, os açudes já atingiram o nível crítico. Uma das alternativas encontradas pelo governo do Estado está sendo a instalação de adutoras emergenciais de engate rápido. A administração estadual já disponibilizou R$ 200 milhões para instalação das redes de adução de água.

Image-0-Artigo-1661358-1

Várias secretarias e órgãos dividem as tarefas de implantação dos sistemas emergenciais de abastecimento no Estado. Na relação estão a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Superintendência de Obras Hídricas (Sohidra), a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA). A Cogerh é responsável pela instalação das adutoras especiais. Esse sistema de infraestrutura hídrica integra o "Plano de Implantação de Adutoras Emergenciais". O projeto coordenado pela SRH é executado pela Cogerh. O objetivo é construir mais de 600km de adutoras de montagem rápida este ano, para abastecer cidades em situação crítica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário