terça-feira, 5 de agosto de 2014

ABASTECIMENTO - Municípios do Interior do CE já vivem racionamento de água

Nível dos Açudes - Arte
Três municípios cearenses já sofrem com o racionamento de água no Estado. Canindé, Crateús e Caririaçu já apresentam planos para a economia. Segundo a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Corgerh), a última recarga significativa dos reservatórios aconteceu em 2009 e, desde 2011, o Ceará sofre com três secas consecutivas.

Em Caririaçu, o Açude São Domingos II, responsável pela garantia hídrica da sede do Município, está com 11,56% de sua capacidade total. Conforme diagnóstico do órgão estadual, o volume de água no reservatório só deverá durar até o próximo mês de setembro. Desde o início deste ano, a população de Caririaçu é abastecida por carros-pipas contratados pela Defesa Civil do Estado e pela Prefeitura local.

Adutora - Desde abril do ano passado, a população de Canindé enfrenta racionamento de água. Os três reservatórios do Município do Sertão Central - Sousa, São Mateus e Escuridão - estão praticamente secos.  Atualmente, o abastecimento em Canindé está dividido em dois setores. De um lado da cidade, está situado o bairro Alto da Guaramiranga. A rede dele se estende para outros três bairros - Alto do Moinho, Palestina e Jubair. Eles recebem água num dia da semana, no seguinte é a vez da outra área do Município. No entanto, a estratégia da Saee não resolve o problema. As partes mais altas estão recebendo o abastecimento através de carros-pipas. A Prefeitura de Canindé distribui caixas d'água para amenizar o problema.

Divisão - Em Crateús, o racionamento de água também é umas das medidas emergenciais. Segundo a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a cidade está dividida em zona baixa e zona alta, para fins de distribuição das águas. "Cada bairro compõe uma zona. A distribuição da água é realizada através dessas áreas. A zona baixa tem água nos dias de segunda, quarta e sexta-feira. Na zona alta, o abastecimento é feito nos dias terça, quarta e sábado. Domingo é o dia que toda a cidade possui abastecimento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário