quinta-feira, 28 de agosto de 2014

FRAUDE ELEITORAL - Vox Populi desmente que tenha realizado pesquisa sobre sucessão no Ceará

O presidente do instituto de pesquisa Vox Populi, Francisco Pereira de Meira, alerta para uma falsa pesquisa sobre a sucessão no Ceará que vem circulando nas redes sociais. Segundo Chico Meira, o instituto não registrou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nenhuma pesquisa de intenção de voto referente às eleições no Estado, de modo que quaisquer números divulgados a este respeito são inverídicos. Está sendo divulgado na Internet o resultado falso de uma pesquisa supostamente realizada no dia 27 de agosto de 2014, na qual o candidato Eunício Oliveira (PMDB) apresenta 39% das intenções de voto dos cearenses, seguido de Camilo Santana (PT), com 27%; Eliane Novais, com 6% e Ailton Lopes (PSOL), com 4%.
NÚMEROS REAIS X NÚMEROS FALSOS - Vale lembrar que a última pesquisa válida, devidamente registrada no TSE, referente aos índices de intenção de voto na disputa pelo Palácio da Abolição foi o levantamento O POVO/Datafolha realizado entre os dias 11 e 13 de agosto, segundo o qual, Eunício tinha 47% das intenções de voto; Camilo, 19%; Eliane, 7%; e Ailton, 4%.  Confrontando os dados das duas pesquisas, é possível ver que o "meme eleitoral" traz uma  queda brusca do candidato peemedebista, que permanece na liderança, mas perde 8 pontos de vantagem e uma recuperação significativa do candidato petista, que ganha 8 pontos na disputa. A pesquisa falsa apresenta, ainda, a perda de um ponto da deputada pessebista e a manutenção dos 4 pontos do sindicalista. Esse resultado, no entanto, não condiz com o cenário real, uma vez que o presidente Chico Meira garantiu que o instituto não fez nenhum registro de pesquisa e que os dados divulgados são falsos.
Para ter um panorama verdadeiro sobre o cenário eleitoral local, os cearenses devem aguardar a próxima pesquisa de intenção de voto, que será realizada pelo Ibope e divulgada pelo Sistema Verdes Mares no próximo dia 3 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário