quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Inaugurado monumento Maçônico em homenagem aos 80 anos da Loja Deus e Liberdade nº10 de Iguatu

A solenidade foi bastante concorrida

Foi inaugurado na noite desta quarta-feira (20), no Bairro Prado, um monumento em homenagem aos 80 anos da Loja Deus e Liberdade Nº10 de Iguatu. O evento aconteceu na Praça dos Leões e teve a participação de representantes de várias lojas maçônicas de Iguatu e região. A data para inauguração do monumento foi programada especialmente para comemorar o Dia do Maçon que acontece precisamente no dia 20 de agosto. Marcaram presença na solenidade, o prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara e o Padre Queiroga, responsável pela Paróquia do Prado. Segundo o venerável da Loja Deus e Liberdade nº10, Aristóteles Bezerra,  “ é um dia histórico, onde no dia 20 de agosto, comemoramos o dia do Maçon e também a partir de agora, a inauguração deste monumento que representa os 80 anos da nossa loja, mas também representa a grandeza da nossa comunidade maçônica”.

Momento da inauguração do monumento, na imagem o venerável Aristóteles Bezerra cumprimenta o prefeito Aderilo Alcântara

Entenda - Os símbolos escolhidos para compor o conceito do monumento foram

1. Pavimento Mosaico - O pavimento mosaico, com seus quadros brancos e pretos, nos mostra que, apesar da diversidade, do antagonismo de todas as coisas da natureza, em tudo reside a mais perfeita harmonia. Isso nos serve de ligação para que não olhemos as diversidades de cores e raças, o antagonismo das religiões e dos princípios que reguem os diferentes povos.

2. As Colunas - As três colunas de origem, Jônica, Dórica e Coríntia são as principais colunas do templo maçônico. A coluna Jônica figura o Venerável Mestre, ela representa a sabedoria, nos ensinam a ser sábio em nossas atitudes. A Dórica é do 1º Vigilante, representa a força, força que temos que ter durante as dificuldades da vida. A Coríntia é a do 2º Vigilante, representa a beleza, beleza que devemos fazer como companheirismo, fraternidade, solidariedade, tornando um mundo mais belo entre os irmãos.

3. Representação simbólica do 1º, 2º e 3º grau (compasso e esquadro) - Os três graus simbólicos, Aprendiz, Companheiro e Mestre, comuns a todos os ritos maçônicos, representam a essência total de toda a doutrina moral da Maçonaria. Os três graus simbólicos, síntese do universo maçônico, mostram a evolução racional da espécie humana, ou seja: intuição
(Aprendiz), análise (Companheiro) e síntese (Mestre).

4. Os três pontos - Na implantação das colunas no pavimento mosaico pode-se encontrar a posição dos três pontos, formando o triangulo.
Ponto 01 – Simboliza a unidade, o principio Deus único.
Ponto 02- Simboliza a dualidade, numero da duvida, é aquele que se poderá ficar eternamente preso à duvida.( ser ou não ser, eis a questão?). Ate na matemática o numero dois provoca confusão, pois é o único caso que a soma e a multiplicação por ele mesmo dá o mesmo resultado (2×2=2+2).
Ponto 03- É considerado o numero perfeito, o ponto de equilíbrio. A partir do 3 a duvida suscitada pelo 2 se dissipa, daí se vê no triangulo a forma geométrica perfeita, principio utilizado no posicionamento das colunas. Pode ser comprovada no principio das coisas, seja ela de natureza religiosa ou cientifica, exemplo:
· Água, fonte de toda vida é composta de 3 moléculas (H2O).
· Fase da vida (nascimento, existência e morte).
· Construção de uma família (pai, mãe e filho).
· Do Tempo (passado, presente e futuro).
· Da Divindade ( Pai – Filho – Espírito Santo).
· Das dimensões ( altura, largura e comprimento).

5. Globo - O globo no monumento simboliza a representação do planeta Terra, um laço essencial que nos une e que todos habitamos. A Maçonaria, Ordem Universal, é constituída por homens de todas as raças e nacionalidades, nas quais, estudam e trabalham em suas oficinas em todo o recanto da terra, para o aperfeiçoamento da Sociedade Humana.

Veja as imagens

???????????????????????????????
???????????????????????????????
???????????????????????????????
???????????????????????????????
???????????????????????????????
???????????????????????????????

Nenhum comentário:

Postar um comentário