sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

UM DOS MAIS VIOLENTOS DO PAÍS - Fotos mostram vida de detentos e detentas no presídio de Pedrinhas

Detentos dividem cela lotada no presídio de Pedrinhas, em São Luís (Foto: Mario Tama/Getty Images)
Detentos dividem cela lotada no presídio de Pedrinhas, em São Luís

Um fotógrafo teve acesso ao Complexo Penitenciário de Pedrinhas, o maior presídio do estado do Maranhão e um dos mais violentos do país, e mostrou um pouco do cotidiano dos homens e mulheres encarcerados no local. As imagens foram feitas e divulgadas pela agência Getty Imagens. Em 2013, Pedrinhas foi palco de uma rebelião de detentos que resultou em 60 mortes, dentre as quais houve três decapitações. No ano passado, o local passou por mudanças na administração para tentar controlar o que provocava as tensões. Segundo a administração, as celas e pátios foram readequados para evitar o convívio entre membros de gangues rivais e permitir que seja mais efetivo o controle feito por agentes penitenciários e policiais militares. A Secretaria de Administração Penitenciária (Sejap) também divulgou esta semana que um sistema de videomonitoramento foi instalado no Complexo de Pedrinhas. Com os equipamentos, os presos passaram a ser monitorados em tempo integral nos pavilhões, pátio para visitas, banhos de sol e nos terrenos de capina e de coleta de lixo. Nos últimos 4 meses, segundo a diretoria, não houve nenhum caso de homicídio no presídio.

Presidiário usa um espelho para observar visitantes que adentram o presídio de Pedrinhas (Foto: Mario Tama/Getty Images)
Presidiário usa um espelho para observar visitantes que adentram o presídio de Pedrinhas

Presidiárias, algumas delas grávidas e outras com filhos recém-nascidos, recebem visitas no presídio de Pedrinhas, em São Luís (Foto: Mario Tama/Getty Images)
Presidiárias, algumas delas grávidas e outras com filhos recém-nascidos, recebem visitas no presídio de Pedrinhas, em São Luís. Elas são mantidas separadas dos detentos

Policiais militares acompanham de cima a movimentação de detentos no presídio de Pedrinhas (Foto: Mario Tama/Getty Images)
Policiais militares acompanham de cima a movimentação de detentos no presídio de Pedrinhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário