sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Zika vírus - Governo admite hipótese de contágio pela saliva

Existe a desconfiança que o zika vírus possa ser transmitido por meio da saliva. A hipótese foi admitida pelo ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, porta-voz do governo para assuntos relacionados a doença, em entrevista ao jornal carioca O Globo. A informação também foi levantada por pesquisadores americanos. Edinho ainda informou que essa forma de contágio será estudada e aprofundada. "Hoje temos essa notícia da presença do vírus zika na saliva. Certamente, isso vai ser pesquisado, mas é um vírus que nós não sabemos a amplitude dele, não sabemos a dimensão da ação. É fundamental, neste momento, o combate ao mosquito aedes aegypti, para que ele não se reproduza e não seja o principal transmissor do vírus zika".

Emergência - A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou na última segunda-feira, 1º, situação de emergência em saúde pública de interesse internacional em razão do aumento de casos de infecção pelo Zika vírus identificados em diversos países e de uma possível relação da doença com quadros registrados de malformação congênita e síndromes neurológicas.

Números - No Brasil, há 3.448 casos suspeitos sendo investigado pelo Ministério da Saúde. Apesar das fortes suspeitas não há ainda uma comprovação científica que afirma a relação do vírus com a doença, porém a chegada do vírus em algumas regiões está sendo associada por um grande aumento de nascimentos de bebês com más-formações. O diagnóstico da doença é tardio, pois só é possível a identificação, em média, a partir da 27º semana de gestação, correspondente ao fim do sexto mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário