terça-feira, 31 de maio de 2016

FUNCEME - Chove em Fortaleza e em mais 44 municípios cearenses nesta terça

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou chuva em 45 municípios cearenses entre as 7 horas de segunda e as 7 horas de terça-feira, 31, dia em que termina a quadra chuvosa do Ceará. As chuvas desta manhã, na Região Metropolitana, são provocadas principalmente pelas brisas terrestres, conforme a Funceme. "É um efeito localizado, mas até o momento estamos abaixo da média. Em junho, a média é naturalmente muito baixa, a contribuição de volume de água é pequena se comparada a março". Até esta terça, os meses de fevereiro a maio tiveram precipitações 42% abaixo da média, fechando o quinto ano consecutivo de seca no Estado. Com a chegada de junho, começa o período de sete meses com as menores médias de chuva.

Ceará - A instabilidade climática que provocou chuvas em Pernambuco, nos últimos dias, trouxe chuvas para a região da Paraipaba. "Essa instabilidade, que levou muita chuva para Recife, chegou a nos alcançar nos últimos dias".  Apesar do cenário preocupante de chuvas no Estado, o recuo do fenômeno El Niño, que atrapalha a formação de nuvens de chuva no Ceará, traz esperança de bom inverno para o próximo ano. O La Niña precisa ocorrer principalmente entre fevereiro e abril para resultar em boas chuvas no Ceará.  Segundo a Funceme, a previsão para todas as regiões cearenses, nesta terça, é de nebulosidade variável com chuvas isoladas. Na quarta-feira, 1º, a previsão é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva na faixa litorânea e na região jaguaribana. Nas demais regiões, céu parcialmente nublado.

Maiores chuvas  - Nesta terça, a maior precipitação foi registradas no município de Pereiro (42mm), seguido de Ererê (41 mm), Milhã (39 mm), Aracoiaba (19.5 mm), Jaguaribe (18.4 mm), Aurora (18.2 mm) e Pacoti (18 mm).

Nenhum comentário:

Postar um comentário