quinta-feira, 28 de julho de 2016

Manifestação no Barro Alto interrompe a CE 375, moradores pedem por segurança

Manifestação no Barro Alto interrompe a CE 375, moradores pedem por segurança
Uma tarde tensa no Distrito do Barro Alto, onde por volta das 16h a comunidade recebeu o comandante do 10ºBPM de Iguatu, Tenente -Coronel Tibúrcio e neste encontro teve início um debate sobre a questão da segurança pública na região. Vários moradores denunciaram ações criminosas que estão acontecendo e deixando a comunidade assustada, “não podemos mais ficar na praça, não podemos sair à noite, é um perigo, os bandidos estão roubando todos e ninguém faz nada”, foram algumas das reclamações apresentadas no momento. Os moradores também denunciaram ações possivelmente abusivas da Polícia Rodoviária Estadual que realizou uma blitz na terça-feira, 26, dia de feriado. “Eles estiveram aqui e fiscalizaram apenas os pais de família, saíram até em perseguição pelas ruas do Bairro, humilharam alguns amigos, todos estão revoltados com a situação, como pode ter acontecido isto. Para fiscalizar vem um monte aqui, mas para dar segurança e correr atrás de bandidos não aparece ninguém”, disse um dos moradores que estavam dialogando com o comandante do 10ºBPM.

Manifestação no Barro Alto interrompe a CE 375, moradores pedem por segurança
E após ouvir atentamente os reclames, por quase uma hora, o comandante teve a oportunidade de falar para a comunidade, mas enquanto debatia com os moradores, teve início um movimento de manifestantes que colocaram pneus e atearam fogo, impedindo assim a passagem de veículos na CE 375 que passa na localidade. Ao saber da ação, o comandante determinou aos oficiais e praças que desobstruíssem a estrada. Com a determinação, os policiais encontraram resistência por um grupo de moradores. Um reforço policial foi pedido e outras viaturas da PM foram ao Distrito, o comandante Tibúrcio foi até o encontro dos manifestantes e teve início um bate-boca, policiais também se dirigiram ao local e teve início o momento mais tenso da manifestação, onde populares e policiais entraram em um confronto verbal. “Nós não iremos aceitar isto, estamos aqui para ajudar a comunidade, mas enquanto falávamos sobre a segurança que será colocada no Distrito, teve início esta interrupção da estrada, algo que não podemos concordar, alguns se exaltaram e falaram palavras contra nossa corporação e agitaram com os outros populares, e não aceitaremos esta situação”, afirmou o comandante do 10ºBPM em entrevista a Rádio Liberdade 870AM. Por outro lado, os manifestantes denunciaram que os policiais usaram de abuso na força para retirar o movimento da estrada, “eles nos empurraram, não quiseram saber se tinha crianças, mulheres, nós só queremos segurança e estávamos realizando uma manifestação pacífica, usaram spray de pimenta e até deram tiros para o alto, sem necessidade”, disse uma moradora da comunidade.

Manifestação no Barro Alto interrompe a CE 375, moradores pedem por segurança
Após quase uma hora, uma viatura do corpo de bombeiros foi ao local e conseguiu debelar as chamas, além de retirar os entulhos que estavam na estrada. Um jovem chegou a ser detido, o mesmo foi acusado de incitar os populares contra os policiais, mas uma liderança do Barro Alto, conseguiu convencer os militares para que o soltasse. A situação só veio normalizar por volta das 18h20min. quando a estrada foi completamente liberada, e dezenas de veículos que formaram enormes filas puderam seguir viagem. No final de toda movimentação, um grupo de aproximadamente 50 moradores se reuniram com o comandante do 10ºBPM e pediram desculpas pelo ocorrido, e afirmaram que os policiais serão bem vindos no Barro Alto. Após ouvir os populares o Tenente-Coronel, Tibúrcio se manifestou, “sabemos da necessidade de segurança para os moradores, mas não temos efetivo suficiente, mas garanto que durante quatro dias estaremos aqui com uma equipe para combater a criminalidade, e pedimos a ajuda dos moradores para que denunciem quem são os bandidos, apenas unidos é que poderemos combater a bandidagem aqui, aceito o pedido de desculpas e vamos juntos caminhar pelo bem do Barro Alto e região”, finalizou o comandante. Em relação as denúncias contra os militares da PRE a reportagem estará entrando em contato com a direção em Fortaleza para saber como ficarão as denúncias que foram realizadas pelos moradores do Barro Alto.
Recado - Segundo os militares, populares afirmaram que outras manifestações como estas poderiam acontecer nos próximos dias, e novamente a CE seria interrompida, o comandante Tibúrcio falou sobre o assunto, “estamos fazendo o possível para atender a demanda da comunidade e se algo deste tipo acontecer novamente, já sabemos quem são os líderes do movimento e iremos prender a todos, irei até a justiça pedir a prisão e vamos executa-la em seguida”, avisou o Tenente.

Programa A Voz do Centro-Sul e Plantão Policial - Os depoimentos de moradores e militares durante a movimentação, acompanhe nesta quinta-feira, 28, as 07h no programa A Voz do Centro Sul na Rádio Liberdade 870AM e ao meio dia e quarenta cinco minutos, a repercussão no Plantão Policial do radialista Pinheirinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário