quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Chuva de granizo em Sobral e terremoto no Piauí

Cidades da região Norte do Ceará tiveram forte chuva na tarde desta terça-feira (3), com precipitações de até 70 milímetros. Em Sobral, a chuva alagou ruas, derrubou árvores e ocorreu queda de granizo. A chuva de granizo ocorreu no distrito de Patos, a 45 quilômetros da sede de Sobral.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), houve uma linha de instabilidade devido à influência da zona de convergência intertropical (ZCIT), que gerou a formação das nuvens que propiciam a chuva. "Normalmente essa linha se forma à tarde, se desenvolve durante algumas horas e depois se dissipa. É uma linha de instabilidade que acompanha todo o litoral e é mais frequente no mês de fevereiro".

Teto de galpão da Fábrica de Cimento de Sobral desabou

A ZCIT é um dos principais sistemas meteorológicos que atuam sobre o Brasil durante os meses de verão e parte do outono. A ZCIT é responsável pela maior parte da chuva anual que ocorrer na porção norte da Região Norte do Brasil que abrange Roraima, o Amapá, o norte do Pará e do Amazonas e também do norte do Nordeste, região entre o Maranhão e Rio Grande do Norte.
Chuvas menores foram observadas em Chaval (9 mm), Itapipoca (3 mm), Redenção (2,2 mm), São Gonçalo do Amarante (2 mm) e Araripe (1,6 mm).


Terremoto no Piauí e Maranhão - Tremor que durou alguns segundos assustou teresinenses na manhã desta terça-feira (3) em várias áreas da cidade e fez com que vários prédios fossem evacuados. No Centro da capital, uma correria foi registrada.
Conforme o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo, foi registrado tremor de terra com epicentro entre as cidades de Belágua e Várzea Grande, no Maranhão com magnitude 4,6 graus na escala Ritcher às 9h43 (horário local) desta terça-feira (3).
O abalo sísmico foi sentido por pessoas em vários bairros da capital.
O Corpo de Bombeiros chegou a registrar vários chamados durante a manhã e encaminhou equipes para três pontos da cidade: Centro, Santa Maria da Codipi, Zona Norte e Morada do Sol, Zona Leste.
O fenômeno foi o assunto da manhã nas redes sociais. Vários foram os relatos de pessoas que sentiram a terra tremer.
A terra também tremeu em várias cidades do Maranhão e em alguns bairros da capital, São Luis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário