sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Operários começam a trabalhar no fechamento de rachadura na parede do Castanhão

Rachadura vertical traz preocupação

Operários começaram a trabalhar no fechamento de uma trinca no pilar da 12ª comporta da barragem do Castanhão, a maior do Ceará. A rachadura foi observada por técnicos do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) em setembro de 2014. A obra estava prevista para iniciar em março de 2016, mas somente começou agora e inclui outros serviços com orçamento total de R$ 15,640 milhões.
A existência da rachadura causou medo entre os moradores da região e preocupação entre os engenheiros do Grupo de Trabalho em Segurança de Barragem do Dnocs, que é o órgão responsável pela administração do açude. Segundo relatório, a trinca vertical apresenta extensão de 3,5 metros da linha de soleira da 12ª comporta, situada entre os blocos 12 e 13 a 8,5 metros da junta de dilatação da face montante (onde represa a água).
A rachadura apresenta uma largura média de 8mm no início e profundidade de pelo menos 15 cm.
O conjunto de obras de recuperação e modernização da Barragem do Castanhão inclui serviços de fechamento da trinca, pavimentação de vias de acesso à parede com asfalto e paralelepípedo, na tomada de água e na válvula dispersora, limpeza e pintura das comportas, restauração dos imóveis (escritórios e casas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário