quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Polícia acha túnel para fuga no Carnaval de 200 detentos em Porto Alegre

O túnel começou a ser construído em um casa vizinha ao presídio
O túnel começou a ser construído em uma casa vizinha ao presídio

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul frustrou um plano de fuga em massa do Presídio Central de Porto Alegre, nesta quarta-feira (22). Depois de quatro meses de investigação, os policiais interromperam a construção de um túnel que seria usado neste Carnaval para que ao menos 200 presos da mesma facção, e que ocupam uma galeria da casa prisional, escapassem.
Segundo a polícia, a construção já tinha aproximadamente 50 metros de extensão, com espaço interno de 60 centímetros de altura e a uma profundidade de quatro metros abaixo do solo. O início do túnel fica em uma casa, vizinha do presídio, a cerca de 70 metros do muro da instituição.
Conforme o Denarc (Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico) a obra era financiada por uma facção criminosa envolvida com o tráfico de drogas e serviria, primeiramente, para que seus líderes escapassem.
Nesta manhã, os policiais invadiram a casa onde o túnel começou a ser construído e prenderam sete pessoas - seis homens e uma mulher. Todos trabalhavam na construção. Eles não portavam armas e não houve resistência.
Um casal teria alugado a casa, no bairro Partenon, e, como fachada, iniciado uma reforma no imóvel. Isso serviria para camuflar o movimento de operários, materiais de construção e a retirada de terra do local.
O túnel era sustentado por vigas de madeira e tinha rede de luz, ventilação e drenagem da água da chuva. Muitas ferramentas e equipamentos foram apreendidos.
Os policiais entraram em ação quando notaram o aumento da movimentação dos operários -um carro com uma geladeira e um fogão foi estacionado no local, fazendo com que os investigadores acreditassem que o trabalho de escavação seria intensificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário