quarta-feira, 22 de março de 2017

Curiosidade em destaque - Equipe conclui restauração do túmulo de Jesus em Jerusalém

Foto: Gali Tibbon/AFP
A equipe de restauração do túmulo onde, segundo a tradição cristã, teria sido sepultado Jesus Cristo anunciou que concluiu as obras no local sagrado e que os resultados serão apresentados nesta quarta-feira. A estrutura, localizada dentro da Basílica do Santo Sepulcro em Jerusalém, estava em processo de reparos e sendo estudada desde outubro de 2016.

Santo Sepulcro - O lugar onde Jesus foi sepultado, de acordo com a fé cristã, estava coberto por uma edícula com placas de mármore há 461 anos, por isso não era possível ver o interior do túmulo. Para restaurar o local, o grupo de trabalho retirou as camadas de pedra, entulho e mármore de forma a ter acesso a caverna de pedra onde o corpo de Jesus teria sido colocado após a crucificação.

O templo do Santo Sepulcro esteve aberto durante todo o processo de restauração e só foi fechado ao público por 36 horas, quando foi retirada a lápide que cobria a tumba original de Jesus Cristo, um feito que não acontecia há cinco séculos.

Segredos do túmulo de Jesus - A edícula onde fica o túmulo de Jesus é considerada um dos locais mais sagrados pelos cristãos do mundo todo. O lugar foi identificado pela mãe do imperador romano Constantino, Helena, em 326 d.C., que mandou construir a Basílica do Santo Sepulcro ao seu redor. Durante a restauração, os arqueólogos encontraram a cama funerária onde o corpo teria sido colocado intacto. Também foi implantada, no alto da cúpula, uma cruz greco-ortodoxa, que não estava antes da reforma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário