sábado, 4 de março de 2017

QUADRA CHUVOSA - Agricultores se preparam para colheitas após primeiras chuvas

Agricultores se preparam para colheitas após primeiras chuvas
As chuvas intensas e concentradas principalmente no Litoral e em municípios do Sertão Central cearense registraram ontem a terceira maior média de precipitações em 2017 até agora. Com média geral de 24,2 milímetros, a sexta-feira só teve média inferior a dois dias de fevereiro: os sábados do dia 11 (com 36,2 mm) e do dia 18 (com 24,7 mm). Para os agricultores, é tempo de otimismo na espera por boas colheitas para o fim de março e a Semana Santa.
Com a continuidade das precipitações até agora, o milho é colheita quase certa para o fim de março.
Em regiões do Maciço de Baturité e do município de Itapipoca, o plantio com as chuvas da pré-estação (dezembro e janeiro) já resulta em feijões maduros.

Balanço das chuvas - Foram 138 cidades com registro de chuvas da quinta-feira, 2, para ontem. Com 180 milímetros, o maior volume foi contabilizado em Tururu, na microrregião de Uruburetama. Beberibe, Fortim, Cascavel e Itatira também foram municípios com chuvas acima de 100 milímetros. Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), as precipitações tiveram atuação direta da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário