quarta-feira, 12 de abril de 2017

Gerente de fazenda é preso em MT por matar onças em terra indígena

Ibama flagrou onça-pintada morta durante operação em fazenda em Apiacás (Foto: Polícia Civil de Mato Grosso)
Ibama flagrou onça-pintada morta durante operação em fazenda em Apiacás

O gerente de uma fazenda foi preso suspeito de matar onças em uma propriedade rural que fica dentro da terra indígena Kayabi, região de Apiacás. De acordo com o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente em Mato Grosso (Ibama-MT), a prisão ocorreu durante uma operação que apurava a denúncia de caça de onças-pintadas. A ação ocorreu no final de março em uma fazenda e foi divulgada nesta quarta-feira (12).
Segundo a Polícia Civil, o gerente, de 39 anos, foi autuado em flagrante por matar animais considerados ameaçados de extinção, além de posse irregular de arma de fogo e munições. Uma onça-pintada morta, além de partes de outras onças, foram encontradas na fazenda. Também foram apreendidas uma espingarda, uma carabina e munições.
Os fiscais do Ibama fizeram sobrevoos na propriedade e também flagraram a criação ilegal de gado, ainda dentro da terra indígena. O proprietário da fazenda moraria em Rondônia e deve ser notificado novamente pelo Ibama sobre a situação que foi flagrada na operação.
Conforme o Ibama, uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), em 2013, suspendeu o registro da terra indígena em nome da União. Desde então o Ibama constatou novas invasões na terra indígena, casos de desmatamento além de flagrar criação de gado na região.
O Ibama deve comunicar a Secretaria de Meio Ambiente e o Ministério Público Estadual a respeito da caça ilegal que foi flagrada pelos agentes.

Outras partes de onças e armas foram encontradas na fazenda alvo da operação do Ibama (Foto: Polícia Civil de Mato Grosso)
Outras partes de onças e armas foram encontradas na fazenda alvo da operação do Ibama

Nenhum comentário:

Postar um comentário