quinta-feira, 6 de abril de 2017

Laboratório no Rio de Janeiro investiga o caso dos peixes encontrados com larvas em Iguatu

Fonte- Iguatu.Net

O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen), em Fortaleza, enviou alguns peixes que estavam infestados com larvas e que foram encontrados em Iguatu, para a Universidade Fluminense no Rio de Janeiro.
Esta informação foi confirmada pelo coordenador da vigilância sanitária de Iguatu, Samuel Bezerra, “ foi detectado que são realmente parasitas que estavam infestados nos peixes recolhidos e que foram enviados para Fortaleza, e o LACEN decidiu enviar as amostras para a universidade Fluminense no Rio de Janeiro”.
Segundo o representante da VSI, uma segunda análise que foi realizada, mas para saber a qualidade das águas do Rio Jaguaribe na região do Quixoá, já teve o resultado repassado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado, “ foi uma análise bacteriológica, precisávamos saber como estava o nível de poluição daquela região, e no resultado do LACEN nada de anormal foi detectado, não foram encontrados indícios para que naquela região os peixes pudessem ser contaminados com as larvas”. Esta análise foi feita na unidade do Laboratório em Icó.
Neste momento, existe uma preocupação de parte da população sobre a fiscalização em relação a peixes infectados e o representante da Vigilância Sanitária fala sobre o assunto, “ estamos nas ruas, fomos ao mercado do peixe no centro de Iguatu e lá observamos que os peixes vendidos são da região do São Francisco, e o que estamos preocupados no momento, são com as espécies de curimatãs e piau, os dois tipos que apareceram infectados e que são do Rio Jaguaribe, e pedimos para não consumam”.
A Coordenação de Ordenamento e Fiscalização da Seapa, afirma que ainda não é possível saber o que ocasionou a infecção nos peixes da espécie curimatã e confirma o envio de exemplares de peixes para o Rio de Janeiro,
Até o momento não existe uma data para apresentação do resultado das análises.

Nenhum comentário:

Postar um comentário