segunda-feira, 10 de abril de 2017

Taxa de inscrição do Enem é reajustada em 20,6%

Resultado de imagem para enem
O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, dia 10 de abril, e vem com uma novidade nada agradável para este momento difícil da economia. Trata-se do reajuste da taxa de inscrição em 20,6%, bem acima da inflação do ano passado que fechou em 6,29. Na justificativa, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), órgão do Ministério da Educação responsável pela execução do exame, disse que o valor levou em consideração a falta de reajuste no período de 2004 a 2014.
As inscrições para o Enem 2017 estarão abertas entre os dias 8 e 19 de maio, pela internet. A taxa de inscrição, que custou R$ 68 no ano passado, subiu para R$ 82. Estudantes de escolas públicas que concluirão o ensino médio em 2017 e membros de famílias de baixa renda nos termos do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) poderão solicitar isenção de taxa.
Segundo portaria publicada pelo Ministério da Educação no início de abril, o participante carente que for beneficiado com a isenção e faltar à prova sem apresentar justificativa perderá o benefício no ano seguinte.

Atendimentos especiais - No ato da inscrição, o candidato deve informar se precisa de algum tipo de atendimento especializado e/ou específico. As informações devem ser prestadas por gestantes, idosos ou pessoas com deficiência. Será necessário apresentar o diagnóstico e, se for o caso, a descrição da condição que motivou sua solicitação.
Travestis ou transexuais que desejarem atendimento pelo nome social poderão solicitá-lo entre os dias 29 de maio e 4 de junho, na Página do Participante, mediante documentação comprobatória.
Candidatos sabadistas deixam de ter atendimento específico, pois a partir deste ano o Enem não terá mais aplicação de provas aos sábados. Esta será a primeira vez que o exame será aplicado em dois domingos seguidos.
As provas do Enem 2017 estão marcadas para os 5 e 12 de novembro. Como nas edições anteriores, os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário oficial de Brasília. Os participantes deverão aguardar em sala até as 13h30 para início do exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário