segunda-feira, 1 de maio de 2017

APENAS UM RAPAZ LATINO-AMERICANO - Amigos lamentam a morte e homenageiam o cantor Belchior

Em sete décadas de vida, muitos foram os amigos, as obras e os fãs que Antônio Carlos Belchior cultivou. Nascido em Sobral, interior cearense, Belchior viu o sucesso chegar na década de 1970, quando teve músicas gravadas por Elis Regina. Para os amigos de trabalho e de vida, trata-se de uma “perda irreparável” para o cenário cultural do Brasil.
“É uma honra imensurável a gente ter as obras esse grande gênio”, acredita Mimi Rocha, guitarrista que esteve ao lado do compositor em diversos shows. O instrumentista fala sobre convivência durante os anos de amizade e trabalho. ”Ele sempre foi muito cordial, bacana, um cara fino e que deixou esse legado de canções que vão ficar para sempre. O instrumentista comenta também o desaparecimento prematuro do músico. Fico triste por ter perdido ele mais cedo, antes da morte ter levado. A gente não conseguiu resgatá-lo, mas é isso, ficam as grandes ideias e as canções”.
A esperança era de que o reaparecimento do compositor fosse repentino como o sumiço. De algum modo, todos que admiravam o trabalho de Belchior guardavam a esperança de ouví-lo de novo, de coração selvagem de novo.
O jornalista e produtor musical Nelson Augusto explica que o compositor saiu de cena num momento de auge do sucesso e lamenta sua morte. “E a carreira dele nunca teve recaída. Eu lamento profundamente a partida de um grande compositor. Ele deixa um legado muito  importante, a cultura cearense perdeu um grande nome, mas a obra continua”.
De acordo com Fausto Nilo, a saudade que fica é a do amigo. “Estou sentindo um peso muito grande”. O compositor e arquiteto relembra que Belchior, assim como ele, era “vindo do interior”. A amizade entre os dois se deu no antigo ginásio colegial. “Ele sabia latim, conhecia a bíblia e sabia romances franceses aquilo me desorientou no bom sentido”.
Fausto relembra que antes do desaparecimento do músico, os laços entre os dois sempre foram muito estreitos. “Eu sempre tive muito respeito pelo trabalho dele. É uma pessoa brilhante”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário