segunda-feira, 12 de junho de 2017

Afirma Funceme - Irregularidade anulou a média chuvosa do ano

As chuvas foram maiores nos meses de fevereiro e março

Os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) revelam que a quadra chuvosa (fevereiro a maio) deste ano, que observou em média, 554,6mm, foi a melhor desde quando começou o atual ciclo de estiagem que o sertão cearense enfrenta, a partir de 2012. No período, houve déficit de chuva em todos os anos, mas o atual é de apenas 7,7%. O chamado inverno deste ano inclui-se na categoria em torno da média, segundo critérios estatísticos do órgão.
A irregularidade das chuvas no tempo e no espaço, no entanto, afetou a reserva hídrica dos açudes e contribuiu fortemente para a frustração de safra de grãos. A preocupação é com o segundo semestre e com a próxima quadra chuvosa. Em fevereiro de 2018, as reservas devem se esgotar na maioria dos municípios cearenses, agravando o quadro de escassez de água para o abastecimento humano.
A Funceme apresentará nesta terça-feira, o balanço da quadra chuvosa de 2017, com dados mês a mês, índices gerais e por região, bacias hidrográficas e comparativos com períodos anteriores, além de mostrar a situação hídrica, que é grave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário