quinta-feira, 1 de junho de 2017

Enchentes em PE já mataram 5

Ribeirão, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, registrou maior chuva desde 1982 (Foto: Reprodução/TV Globo)
Ribeirão, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, registrou maior chuva desde 1982

O governo de Pernambuco divulgou, no fim da noite de quarta-feira (31), novo balanço sobre as consequências das chuvas e enchentes. Segundo a Defesa Civil, subiu para 31 o número de cidades afetadas. Desse total, 24 municípios estão em situação de emergência decretada pela administração municipal e reconhecida pelo governo federal. Cinco pessoas morreram no estado. Dois óbitos ocorreram no Recife, dois em Lagoa dos Gatos e um em Caruaru, no Agreste.
De acordo com o boletim do governo pernambucano, sete cidades foram incluídas na lista de municípios atingidos pelas chuvas e enchentes. São elas: São Joaquim do Monte – Altinho - São José da Coroa Grande – Cupira – Escada – Bonito – Gravatá.
O balanço mostra também a redução no número de pessoas fora de casa. Na quarta-feira, eram 43. 285 moradores prejudicados. Desse total, 39.725 saíram das residências temporariamente e 3.560 perderam as moradias. Anteriormente, o governo informou que 55,1 mil pessoas tinham sido obrigadas a deixar as habitações.

Donativos são recolhidos para entregar a vítima das chuvas na Mata Sul (Foto: Renato Ramos/TV Globo)
Donativos são recolhidos para entregar a vítima das chuvas na Mata Sul

Donativos - Na quarta, o governo informou ter entregue 33 toneladas de alimentos, 11 mil litros de água, quatro toneladas de kits de higiene e limpeza, além de 5 toneladas de roupas e 1.030 kits dormitórios. Foram contemplados municípios do Agreste e da Zona da Mata, que estão em emergência. São eles: Amaraji - Água Preta - Barra de Guabiraba – Barreiros - Belém de Maria – Caruaru – Catende – Cortês – Gameleira – Ipojuca – Jaqueira - Joaquim Nabuco – Jurema - Lagoa dos Gatos – Maraial – Palmares – Primavera – Quipapá – Ribeirão - Rio Formoso - São Benedito do Sul – Sirinhaém – Tamandaré e Xexéu.
Nesta quinta-feira (1º), o governo anuncia o começo de uma nova fase de limpeza nas áreas afetadas. A instalação do hospital de campanha, em Rio Formoso, na Mata Sul, também será iniciada. Ao todo, cerca de 250 atendimentos serão realizados por dia após a instalação da estrutura pelo Exército.
Solidariedade - Para ajudar as famílias que perderam praticamente tudo nas enchentes, diversas instituições e entidades realizam arrecadação de alimentos não perecíveis e objetos de higiene pessoal. Há pontos de coleta no Recife, em Olinda e nos 15 campi do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).
Entenda as fortes chuvas - No Nordeste, as chuvas ocorrem por causa de um fluxo de vento que vem do oceano carregado de ar úmido, formando nuvens carregadas na costa e na Zona da Mata. De acordo com o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia, trata-se de um sistema chamado onda de leste, comum nesta região no outono e inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário