quarta-feira, 21 de junho de 2017

Fugas em massa através de túneis viraram rotina no Sistema Penitenciário do Ceará

Os túneis são rapidamente escavados a partir das celas até chegar na parte externa das CPPLs

A rotina de descobertas de túneis e fugas de presos no Complexo Penitenciário do Estado, no Município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), parece não ter fim. De janeiro até hoje, cerca de 94 detentos conseguiram escapar através de escavações nas Casas de Privação Provisória da Liberdade, as chamadas CPPLs.
Nesta quarta-feira (21), o assunto virou matéria nacional, através do telejornal Bom-Dia Brasil, das Rede Globo de Televisão. A matéria expôs para todo o País o quanto anda a insegurança e a fragilidade do Sistema Penitenciário do Ceará. As constantes fugas demonstram a ousadia das facções criminosas que hoje dominam as cadeias cearenses e, ao mesmo tempo, a incapacidade do governo para sanar um dos principais problemas do sistema, a superlotação.
Segundo o presidente da Comissão Penitenciária da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE), Márcio Vítor, há presídios que abrigam o dobro de presos da sua real capacidade. Citou, por exemplo, uma das CPPLs que tem capacidade para alojar 950 detentos e hoje conta com 1.800.
Ele se refere à CPPL 2, ou Casa de Privação Provisória da Liberdade Professor Clodoaldo Pinto, palco de uma rebelião na semana passada e que custou a suspensão da visita dos familiares dos presos no último fim de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário