sábado, 22 de julho de 2017

Após ser perguntada se fazia faxina - Professora diz ‘não, faço mestrado’ e caso viraliza na internet

A professora Luana Tolentino respondeu que fazia mestrado ao ser perguntada se fazia faxina. (Foto: Luana Tolentino/Arquivo pessoal)
A professora Luana Tolentino respondeu que fazia mestrado ao ser perguntada se fazia faxina

“A questão é esse olhar da sociedade sobre nós, mulheres negras, como se a gente pudesse ocupar apenas estes espaços. É uma coisa corriqueira”, disse Luana Tolentino, professora de história há nove anos, que foi abordada na rua, em Belo Horizonte, por uma senhora que perguntou se ela fazia faxina.
“Altiva e segura, respondi, ‘não. Faço mestrado. Sou professora’, escreveu Luana em seu perfil no Facebook. O texto já foi compartilhado mais de duas mil vezes na internet.
“Eu penso sempre no quanto isso é sério. No quanto você tem responsabilidade na palavra e no discurso. No quanto a sociedade é excludente, preconceituosa”, falou.

Texto escrito por professora sobre pergunta preconceituosa viraliza na internet.  (Foto: Reprodução/Facebook)
Texto escrito por professora sobre pergunta preconceituosa viraliza na internet

A Professora de 33 anos disse que não se sentiu ofendida com a pergunta, já que trabalhou como faxineira para ajudar a mãe a comprar comida e a pagar o primeiro período da faculdade. “A questão não é essa. A questão é o estigma. Ela só me perguntou se eu fazia faxina por causa da minha pele.
Eu já escrevo sobre a questão racial, o feminismo, as práticas pedagógicas no meu perfil. Eu decidi contar esta história porque ela não diz respeito apenas a mim, mas diz respeito a nossa sociedade”, contou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário