quarta-feira, 12 de julho de 2017

Clima de inverno com registros de até 18°C agrada população do sertão cearense

Neste início de julho o clima serrano se estende por todo o Interior do Ceará

A quadra chuvosa já terminou no nordeste brasileiro, mas o clima agradável, com os termômetros chegando até aos 18°C nas madrugadas está agradando a população do sertão cearense. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) tem explicação para esse fenômeno. Nesta época do ano se inicia o inverno no Hemisfério Sul, atingindo a maioria dos estados brasileiros.
A baixa sensação térmica não é sentida somente nas regiões serrana, como no Maciço de Baturité. Em Quixadá, onde a temperatura média chega aos 34°C, nestes últimos dias, nos inícios das manhãs, tem ficado na casa dos 24°C. Na Serra do Estevão, os moradores estão usando agasalhos durante a noite. Alguns estão trocando a cachaça pelo vinho.
Ainda conforme a Funceme o clima parece ser ainda mais frio em razão da sensação térmica. Nessa época do ano os ventos começam a se intensificar no Nordeste até chegar ao mês de setembro, quando as médias de velocidade são maiores e as rajadas mais fortes, atraindo os pilotos de voo livre para a região. Mas até lá quem quiser sentir um pouquinho mais de frio basta subir até Guaramiranga e Pacoti, no Maciço de Baturité. Nas madrugadas a temperatura está beirando os 15°C por lá.
Até a próxima sexta-feira (14) o céu estará parcialmente nublado durante todo o dia no Ceará. Pela analise dos meteorologistas da Funceme essa nebulosidade está associada a áreas de instabilidade que se formaram no Oceano Atlântico, provocadas por um Distúrbio Ondulatório de Leste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário