sábado, 29 de julho de 2017

Seca deixa 12 municípios do estado do Ceará em situação de emergência

Estudo elaborado recentemente colocou o Ceará entre os estados mais vulneráveis à seca

O Ministério da Integração Nacional divulgou nesta sexta-feira (28), que 16 municípios brasileiros estão em situação de emergência devido a desastres naturais. Doze deles pertencem ao estado do Ceará.
A portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) reconhece que Amontada, Aquiraz, Ararendá, Eusébio, Forquilha, Fortaleza, Horizonte, Ipaporanga, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape e Santana do Acaraú são cidades/microrregiões afetadas por seca severa, e que necessitam de ajuda federal. As instruções têm vigência por 180 dias e seguem os critérios fixados para o reconhecimento de situação de emergência ou de estado de calamidade pública decretada por municípios, estados e Distrito Federal.
Para obter apoio material e financeiro do Ministério para a realização de ações emergenciais, os municípios em questão devem apresentar um relatório com diagnóstico dos danos e o Plano Detalhado de Resposta (PDR), por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). Após análise da Sedec, a Pasta define o valor do recurso a ser disponibilizado.

Sul e Bahia também afetados  - Além dos municípios cearenses, as outras quatro regiões que também foram enquadradas em situação de emergência foram: a de Macururé, na Bahia, devido ao extenso período de estiagem; as cidades de Capão Alto e Petrolândia, em Santa Catarina, devido às chuvas intensas; e o município de Vicente Dutra, no Rio Grande do Sul, vítima de transtornos causados por fortes vendavais.
Todos estes estão submetidos às mesmas regras se quiserem buscar auxílio do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário