sábado, 5 de agosto de 2017

COMANDO VERMELHO - Membros de facção presos após divulgação de vídeo

Image-0-Artigo-2278893-1
Com o trio, o Comando Tático Motorizado (Cotam), da Polícia Militar, apreendeu uma pistola calibre 380, um revólver com numeração raspada e 1 kg de maconha

Com o ligeiro avanço das facções criminosas no Ceará, a Polícia tem usado diferentes estratégias para chegar aos membros dos grupos. Dessa vez, o Comando Tático Motorizado (Cotam), da Polícia Militar, prendeu três integrantes do Comando Vermelho (CV), por meio de um vídeo que circulava nas redes sociais.
O trio foi capturado em uma casa na área conhecida como 'Favela do Coloral', no bairro Jardim das Oliveiras, em Fortaleza.
Na filmagem, feita pela câmera de um celular, um dos homens presos mostra imagens da rua onde, posteriormente, aconteceriam as prisões. Ele enfatiza muros pichados com o nome da facção criminosa a qual faz parte, o Comando Vermelho, e um grupo que seria um aliado, a Família do Norte (FDN) - presente principalmente no Norte do País e que ainda não se instalou, de forma autônoma, no Ceará.
Contudo, o que mais chamou a atenção dos policiais foi o discurso utilizado pelo homem. "É o trem bala. Tudo dominado, o 'Coloral' aqui, GDE não pisa mais. Se pisar, o trem vai comer. A bala come de esmola. Se passar, 'nós' explode. Não passa nada", diz o homem, no vídeo, incitando o grupo rival Guardiões do Estado (GDE).
De acordo com a polícia, os membros das facções criminosas produzem vídeos com o intuito de sinalizar para os opositores que estão preparados para o combate. "Normalmente, eles gravam para chamar a atenção das autoridades policiais, da sociedade e das facções rivais. Eles mostram que estão preparados para a guerra. É essa a mensagem".
Abordagem - Após a divulgação e a circulação do vídeo, patrulhas do Cotam foram até o local onde o vídeo havia sido gravado, para capturar os envolvidos na produção do material. Os policiais militares identificaram inicialmente Ismael Nascimento, 25. Na residência dele, os PMs encontraram 1 kg de maconha, uma pistola calibre 380 e um revólver com numeração raspada.
A partir da primeira prisão, os PMs encontraram Marcelo Pereira Marinho, 27, e Antônio Mateus da Silva, 18, que assumiu ser o proprietário da droga e das armas "para livrar a 'cara' dos outros". Os três homens foram autuados pelos crimes de tráfico de drogas, associação criminosa e porte ilegal de arma de fogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário