segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Três municípios cearenses registram tremores de terra nesta segunda-feira

Segundo com Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte o tremor atingiu a magnitude 3,0

A cidade de Cascavel, Região Metropolitana de Fortaleza, registrou na manhã desta segunda-feira (16), um tremor de terra, sentido principalmente nas cidades vizinhas, Pacajus e Chorozinho. Segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN) o tremor atingiu a magnitude 3,0. De acordo com a coordenação do laboratório, o epicentro ocorreu na cidade de Cascavel.
Histórico de Tremor  - Em 20 de novembro de 1980 ocorreu um terremoto na cidade de Pacajus com magnitude de 5,2. Outro tremor forte registrado foi em Sobral, em 2009, quando chegou a 4.3 graus. Esse tremor causou rachaduras em estruturas de concreto e derrubou móveis em residências e comércios. O tremor atingiu uma área de 200 quilômetros de raio e chegou a afetar cidades do litoral cearense, como Fortaleza.
Causa dos Tremores de terra são comuns no Ceará. Segundo o Laboratório de Sismologia da UFRN, os tremores ocorrem devido a fossas subterrâneas que estão constantemente em atividade sismológica. As fossas são ligadas ao encontro das placas tectônicas no Oceano Atlântico, que ligam a América do Sul ao continente africano. Os tremores também podem estar relacionados à atividade sismológica das placas tectônicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário