terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Febre amarela - Macacos são achados mortos em Guarulhos e vacinação é intensificada

Macacos não trasmitem Febre Amarela aos humanos, mas indicam presença do vírus (Foto: Arquivo / TG )
Macacos não trasmitem Febre Amarela aos humanos, mas indicam presença do vírus

Mais dois macacos foram encontrados mortos nesta semana em Guarulhos, na Grande São Paulo.
Um dos macacos foi encontrado na região do Cabuçu e, outro, no Parque Estadual da Cantareira. Ainda não há informação sobre as causas das mortes.
Veterinários do Centro de Controle de Zoonoses foram aos locais coletar material para análise. A vacinação contra a febre amarela foi intensificada em toda a região.
A Prefeitura de Guarulhos recomenda que os moradores procurem unidades básicas de saúde (UBS) para se vacinar.
A secretaria de Saúde lembra que as pessoas que pretendem passar as festas de fim de ano na casa de parentes nas regiões próximas também devem se preparar e se vacinar com dez dias de antecedência - que é o prazo para a vacina fazer efeito.
Outros casos
O Instituto Adolfo Lutz confirmou que Guarulhos, na Grande São Paulo, teve o primeiro macaco morto por febre amarela dia 9 de dezembro. O animal foi encontrado em um pesqueiro na estrada dos Veigas, no bairro do Marmelo, dia 28 de novembro.
Após a confirmação da morte causada pela doença, a Secretaria de Saúde do município informou que “deslocou uma equipe de profissionais para vacinar as pessoas que trabalham no pesqueiro e seus frequentadores”.
A pasta disse ainda que ”a orientação é para nunca mexer no animal nem tirá-lo do local encontrado. É importante destacar que ele não transmite a febre amarela, mas é apenas uma vítima do vírus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário