quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

SECA - Mesmo com chuvas fracas, pré-estação traz esperança ao Interior

O açude Castanhão está com apenas 2,83% da capacidade de água, conforme o Portal Hidrológico LEITOR VIA WHATSAPP
O açude Castanhão está com apenas 2,83% da capacidade de água, conforme o Portal Hidrológico

A pré-estação de chuvas no Ceará se inicia, neste mês, com precipitações fracas, principalmente, nos sertões Central, do Cariri e dos Inhamuns. Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o normal é que chova, em média, 31,6 milímetros (mm) em dezembro e 98,7 mm em janeiro. Por enquanto, o órgão não tem estatísticas oficiais suficientes para avaliar os últimos dias, mas relatos de radialistas do Interior contam que a pouca água que cai alivia e dá esperança.
Expectativa cada vez mais urgente, uma vez que, depois de seis anos seguidos de estiagem, o Castanhão — o açude mais estratégico do Estado — já está praticamente seco e registra somente 2,83% da capacidade total, conforme números do Portal Hidrológico. A imagem do Castanhão quase sem água foi registrada por internautas e tem sido compartilhada várias vezes nas redes sociais.

Ação da natureza - De acordo com a Funceme, as chuvas da pré-estação se devem, basicamente, à atuação de Vórtices Ciclônicos (VCAN) e Cavados de Altos Níveis (CAN). Esses fenômenos são previstos, geralmente, com três a quatro dias de antecedência, e são os mesmos que atuam em janeiro. A diferença para o próximo mês ser historicamente mais chuvoso é que, “os sistemas (meteorológicos) ficam mais frequentes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário