segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Seca provocou queda de 45% na produção de mel no Ceará

O ciclo de seis anos seguidos de chuvas abaixo da média afetou a produção de mel de abelha no sertão do Ceará, uma importante atividade econômica para a agricultura familiar. A Federação Cearense de Apicultura (Fecap) aponta queda sucessiva entre 2012 e 2017, de 45%. O Estado chegou a produzir seis mil toneladas de mel em 2011, liderando o ranking nacional. Apesar das dificuldades, os apicultores e técnicos do setor estão animados e acreditam em uma retomada do setor a partir do próximo ano.
Neste ano, as negociações de mel do mercado interno e externo junto aos produtores foram concluidas em outubro com um preço médio de R$ 12 por quilo. Atualmente, oscila em torno de R$ 9,50. O valor ainda é considerado positivo, permitindo renda extra para cerca de 8.500 famílias no Interior cearense.
O mercado brasileiro e internacional é favorável ao setor, que produz bem aquém da demanda. O Brasil produz 46 mil toneladas de mel de abelha por ano e a produção tem sido crescente nos últimos anos. Desse total, 52% estão voltados para a exportação. Os dados são da Confederação Brasileira de Apicultores. Os diretores da entidade mostram otimismo com a atividade e a resistência dos apicultores, apesar das dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário