sábado, 27 de janeiro de 2018

AÇÃO EMERGENCIAL - Dnocs começa a implantar mais três adutoras no Interior

O Açude Vieirão, que abastecia a cidade de Boa Viagem, secou desde 2015 e os operários fazem poços no leito do reservatório em busca da última gota de água

O Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) começou, neste mês, a implantação de três Adutoras de Montagem Rápida (AMRs) no Interior do Ceará, em caráter emergencial, que vão atender às cidades de Limoeiro do Norte e Tabuleiro do Norte, no Vale do Jaguaribe e Catarina, nos Inhamuns. No total, serão atendidos 95 mil moradores e investidos mais de R$ 33 milhões. O prazo de conclusão dos serviços é de seis meses.
Outra adutora deveria também ser instalada na cidade de Boa Viagem, que há mais de três anos enfrenta uma das piores situações de desabastecimento, desde quando o Açude Vieirão secou. O Dnocs informou, entretanto, que a obra ainda não começou por causa de um problema orçamentário, mas que o órgão tenta obter recursos no Ministério da Integração Nacional o quanto antes por se tratar de um serviço emergencial.
A cidade de Boa Viagem enfrenta grave problema de desabastecimento há mais de três anos. A água que chega à cidade vem por carros-pipa, captada no Açude Arneiroz II distante mais de 100Km e é despejada em cisternas instaladas em esquinas da cidade. Os moradores e os técnicos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) mostraram preocupação com o anúncio do Dnocs de que não há previsão de início da obra da adutora, que poderia aliviar a falta do recurso hídrico para as famílias. O Açude Vieirão secou desde 2015 e os operários fazem poços no leito do reservatório em busca da última gota de água.
É cada vez mais grave a escassez de água em cidades do Interior cearense de uma forma geral. As principais fontes de água, que são os açudes, secaram ou estão secando, após seis anos seguidos sem reposição de suas reservas. As famílias dependem de carros-pipa, que retiram água em outros reservatórios mais distantes, na maioria das vezes, com água sem qualidade para o consumo humano, ou em poços perfurados em áreas rurais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário