terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Procissão e foguetório da festa do Senhor do Bonfim leva multidão para as ruas de Icó

Foi realizada na última segunda-feira (01), a procissão em louvor ao Senhor do Bonfim (Jesus Cristo Crucificado), na cidade de Icó. A festa é uma das maiores demonstrações de religiosidade popular do Interior do Ceará. A caminhada pelo centro histórico reuniu cerca de 30 mil devotos e segue uma tradição de 270 anos.
A grande devoção dos fiéis é demonstrada com a queima de uma longa bateria de fogos, que neste ano durou aproximadamente quinze minutos, explosão de milhares de bombas, que abala o chão do Largo do Théberge, atrai pagadores de promessas e impressiona a quem não está acostumado com o rito religioso e pagão que é uma das marcas do evento.

Uma multidão acompanha o andor que é especialmente ornamentado, decorado e iluminado para a procissão com a imagem secular, e mesmo as ruas largas e históricas da cidade não são suficientes para conter os milhares de devotos, que chegaram das cidade vindos de vários municípios do Ceará, Paraíba, Rio Grande Norte e outros estados do país. A caminhada que dura cerca de duas horas, chama a atenção de quem observa dos casarões, casebres e de quem está pelas calçadas.
Durante o percurso, os moradores decoram suas casas e bem vestidos, a maioria de branco, esperam pela passagem do andor do Senhor do Bonfim. Há uma guarda especial, de homens e mulheres que fazem a proteção à imagem do santo. Os irmãos do Santíssimo, mulheres da Ordem Franciscana e de Maria, integrantes de outros grupos religiosos fazem a abertura da procissão.
A caminhada é encerrada com a queima de fogos e de bombas por cerca de cinco minutos. Provoca um barulho imenso, que atrai pagadores de promessas e devotos que se posicionam para assistir ao espetáculo de explosões sucessivas no Largo do Thebérge. Na prática, os festejos prosseguem até o próximo dia 6, quando haverá a tradicional cerimônia de recolocação da imagem no altar mor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário