sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

469 HOMICÍDIOS - Janeiro foi o mês mais violento dos últimos cinco anos no Ceará

Carro da Policia em frente ao bar do gago
469 mortes violentas foram registradas no primeiro mês de 2018. O número, que ainda não está consolidado, é o maior para o mês de janeiro desde 2013, quando a Secretária da Segurança Pública e Defesa Pessoal (SSPDS) passou a divulgar os índices. A média foi de 15 mortes por dia. A contagem inclui casos de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.
Em relação a 2013, o crescimento foi de 28%, quando janeiro registrou 365 mortes violentas, média de 12 assassinatos por dia. O mês de janeiro deste ano foi marcado por duas chacinas - uma em Fortaleza e outra na cidade de Itapajé - que expuseram os problemas na segurança pública do Estado.

Casos - Só em janeiro foram registradas duas chacinas. A primeira ficou conhecida como a Chacina das Cajazeiras, que deixou 14 mortos — a maior já registrada no Estado. Segundo informações repassadas por policiais militares, a série de homicídios teria sido motivada por disputa entre duas facções criminosas.
A segunda deixou 10 presos mortos dentro da cadeia pública de Itapajé, no interior do Estado. As informações preliminares apontavam que detentos de facções rivais entraram em confronto.
Outro dado alarmante é a taxa de homicídio de mulheres no Estado: o número de 43 mulheres mortas até o dia 29 de janeiro representa um crescimento de 330% em relação a janeiro de 2017. Do total dos casos, mais da metade ocorreu em Fortaleza, o que corresponde a 23 ocorrências. De acordo com as informações da SSPDS, 37 mulheres foram mortas por arma de fogo.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário