sábado, 10 de fevereiro de 2018

ALERTA AOS MUNICÍPIOS - Defesa Civil pede atenção para riscos com chuvas

Image-0-Artigo-2361188-1
Após seis anos de estiagem, focada quase exclusivamente no abastecimento de água para comunidades e cidades do Interior, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (Cedec) se prepara para um novo desafio, as possíveis inundações provocadas pelas águas da quadra chuvosa, se estendendo de fevereiro a maio.
Além da capital cearense, a atenção da Cedec se volta para as regiões onde forem registradas mais chuvas e áreas muito povoadas, dentre lugarejos e cidades, nas proximidades de cursos de rios.
Segundo a Cedec, em razão das suas características físicas, sociais, econômicas e ambientais, o Ceará apresenta importante vulnerabilidade a desastres. Dados do Serviço Geológico do Brasil apontam 69 municípios mapeados no Estado entre 2012 e 2016, com 367 setores de risco alto e muito alto a movimentos de massa e enchentes. Nessas áreas há 39.876 moradias e 161.847 habitantes.
Esse número corresponde a 1,9% da população cearense, considerando o último censo, realizado pelo IBGE em 2010.
Historicamente, as secas são os desastres mais recorrentes no Ceará, sendo registrados em quase todos os anos, especialmente no Sertão Central e Sertão dos Inhamuns. Esse quadro ainda persiste, e, em razão dele, a Cedec mantém o planejamento de ações voltadas para a manutenção do abastecimento d'água da população em 2018.
Prognóstico - Todavia, também considera o prognóstico climático para o período de fevereiro a abril, divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) no dia 22 de janeiro, indicando haver maior probabilidade (40%) para chuvas superiores à média histórica e em torno da normalidade (35%). Neste sentido, há preocupação com os desastres relacionados ao excesso de chuvas, tais como inundações e enxurradas, especialmente nas áreas ao longo dos principais rios do Estado: Acaraú, Banabuiú, Jaguaribe e Salgado.
Outra preocupação está relacionada ao rompimento de barragens. A Defesa Civil Estadual recomendou a todas as prefeituras, ainda no fim do ano passado, a avaliação dos reservatórios quanto às condições de segurança.
A Cedec tem apoiado o órgão fiscalizador, a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), na mobilização para o cadastro de todas as barragens, independentemente do porte e propriedade. O cadastro é feito no sítio eletrônico da Secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário