segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

'Duplo homicídio' - Corpos de dois presos são retirados de Alcaçuz

Um muro de concreto foi erguido dividindo o complexo penal ao meio. De um lado, a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, com os pavilhões 1, 2 e 3. Do outro, o Presídio Rogério Coutinho Madruga, com os pavilhões 4 e 5   (Foto: Anderson Barbosa/G1)
Um muro de concreto foi erguido dividindo o complexo penal ao meio. De um lado, a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, com os pavilhões 1, 2 e 3. Do outro, o Presídio Rogério Coutinho Madruga, com os pavilhões 4 e 5

Corpos de dois presos foram retirados do Complexo Penal Alcaçuz/Rogério Coutinho Madruga na madrugada desta segunda-feira (26). A informação foi confirmada pela assessoria de comunicação do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep). Os mortos foram encontrados enforcados com lençóis e pendurados em grades.
A Delegacia de Nísia Floresta, município onde está localizada a penitenciária, disse que os detentos foram assassinados, mas que ainda não tem como apontar quem são os autores nem as circunstâncias do duplo homicídio.
Em nota, a Secretaria de Justiça e da Cidadania (Sejuc) disse que Lázaro Luís de França Ferreira, de 34 anos, mais conhecido como “Nego Lázaro”, e Shakespeare Costa de França, de 24, o 'Sheik', foram achados enforcados com lençóis por volta das 21h do domingo (25). Na carceragem deles, a cela 08 da Ala A, estavam outros dez detentos.
Ainda de acordo com a Sejuc, Lázaro e Shakespeare estavam presos na unidade, respectivamente, desde 2014 e 2017, e respondiam por tráfico de drogas, homicídio, assalto, porte ilegal de armas, entre outros crimes.

Celas do Pavilhão 5 foram reformadas após a rebelião de janeiro de 2017 (Foto: Sejuc/Divulgação)
Celas do Pavilhão 5 foram reformadas após a rebelião de janeiro de 2017

Os corpos estavam no Pavilhão 5 da unidade, como é mais conhecido o Presídio Rogério Coutinho Madruga, anexo de Alcaçuz.

Superlotação - Essas foram as primeiras mortes em Alcaçuz após o massacre de janeiro de 2017, quando 26 presos foram mortos durante uma briga envolvendo membros de duas facções criminosas.
Atualmente, o complexo possui aproximadamente 2.100 detentos, quase o dobro de quando estourou a rebelião. Deste total, mais de 1.000 estão somente no Pavilhão 5, que possui capacidade para 400 presos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário