quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Fevereiro deve ser o mais chuvoso dos últimos 11 anos

A seguir a intensidade de chuvas verificadas nos últimos 10 dias no Ceará, este mês de fevereiro deverá ser o mais chuvoso desde 2011, quando foram observados 169.6mm. Até ontem, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou 155,4 mm neste mês. Entretanto, os dados são ainda parciais, pois resta uma semana para a conclusão do mês. A maior precipitação na atual quadra invernosa, de 148mm, foi registrada na localidade de Serra Brava, zona rural de Milagres. A previsão é de mais eventos chuvosos para os próximos dias.
O Açude Caldeirões, que localiza-se na região Jaguaribana e abastece o Município de Saboeiro, foi o primeiro dos mananciais monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) a sangrar nesta quadra chuvosa. Desde ontem, suas águas descem pelo Rio Jaguaribe alimentando seis barragens menores até chegar ao Orós.
As chuvas que banham a região do Cariri cearense são importantes para a recarga do Açude Castanhão, o maior reservatório do Estado, que acumula apenas 2,1% de sua capacidade. O Castanhão é responsável pelo abastecimento de municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), além e dos municípios das bacias do Médio e Baixo Jaguaribe. O Rio Salgado, que é um dos afluentes do Rio Jaguaribe, é quem recebe as águas de outros rios e riachos, na região do Cariri.
As chuvas observadas em Crato, Missão Velha, Brejo Santo, Milagres, Barro, Abaiara, Aurora, Várzea Alegre, Lavras da Mangabeira, Granjeiro, Cedro e Icó seguem para o leito do Salgado, que deságua no Jaguaribe e segue em direção ao Castanhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário