domingo, 4 de fevereiro de 2018

Presos ficam sem visita após tumulto em CDP da Grande SP

CDP de Itapecerica da Serra registrou tumulto nesta sexta (2)
CDP de Itapecerica da Serra registrou tumulto na última sexta feira

Presos de duas alas do CDP (Centro de Detenção Provisória) de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, devem ficar sem visita até o dia 24 de fevereiro, de acordo com informações da unidade.
A medida foi tomada depois de um suposto tumulto que aconteceu em celas dos raios 4 e 6 (os dois que tiveram visitas suspensas) na manhã da última sexta-feira (2).
Segundo a SAP-SP (Secretaria de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo), agentes de segurança da unidade ouviram “barulhos de pancadas” e foram até um culto religioso que estaria com volume “fora do normal”.
“Nesse momento, alguns presos começaram a desacatar os agentes e, quando os servidores foram realizar a tranca das celas, os detentos se recusaram a entrar”, informou a pasta por meio de nota.
A pasta afirma que a direção foi avisada e acionou o GIR (Grupo de Intervenção Rápida) para entrar no local.
“Para tentar impedir a entrada do GIR, os presos que iniciaram o ato de insubordinação realizaram uma barricada com colchões e atearam fogo, que foi rapidamente controlado pelos agentes com o uso do hidratante da unidade”.
Tanto a SAP-SP como a unidade disseram que a visitação de detidos acontecem normalmente neste fim de semana.
A pasta afirma, no entanto, que as visitas normais acontecem “com exceção dos raios 4 e 6, por questão de segurança”. Já o atendimento do CDP de Itapecerica da Serra disse que “a informação que pode passar é que a visita das alas 4 e 6 acontecem a partir do dia 24 de fevereiro”.

Superlotação - Informações da SAP-SP, atualizada na última terça-feira (30), apontam que o CDP de Itapecerica da Serra está 86% acima da capacidade de presos. A unidade conta com uma população carcerária de 1570 pessoas detidas e a unidade tem capacidade para 845 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário