terça-feira, 20 de março de 2018

ABANDONO - Bandidos invadem delegacia de Polícia Civil no interior e roubam armas e munições

Um armário onde estavam as armas foi arrombado pelos ladrões no fim de semana

A Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos da Segurança Pública e do Sistema Penitenciário (CGD) vai abrir uma sindicância para apurar o furto de várias armas da Delegacia Municipal de Polícia Civil da cidade de Nova Russas. O crime ocorreu no último fim de semana prolongado do Dia de São José. Foram, pelos menos, 11 armas furtadas, entre elas, uma submetralhadora de calibre 9 milímetros, pertencente à própria Polícia Civil.
A delegacia de Nova Russas – à exemplo de cerca de 90  unidades – não funciona nos fins de semana por falta de delegados, escrivães e inspetores. O prédio fica fechado entre o fim da tarde de sexta-feira e a manhã de segunda-feira. No entanto, por ser feriado, o prédio permaneceu também sem funcionamento nesta segunda (19).
No entanto, o furto pode ter acontecido no domingo (18), no horário entre 12h40 e 13h30, período em que o único segurança do prédio havia saído para o almoço. Trata-se do guarda municipal Antônio Rogério Duarte Xavier. Ele contou que ao retornar para a delegacia estranhou o fato de uma das armas apreendidas, uma espingarda de calibre 12 (escopeta) ter sido deixada no chão, enrolada em um pano. Disse também que não houve arrombamento externo do prédio. Quem entrou ali tinha as chaves das portas.

Armas e munições - As armas estavam guardadas em um armário na sala onde ficam os inspetores. O móvel foi arrombado. Segundo vizinhos, o ladrão fechou as portas e foi embora com o arsenal sem levantar suspeitas. Somente com o retorno do guarda municipal o fato veio à tona.
Entre as armas furtadas da delegacia estão a submetralhadora que pertence à instituição, além de revólveres e pistolas de diferentes calibres, frutos de apreensões. Também foi furtada uma grande quantidade de munição.
Policiais militares estiveram no local e realizaram diligências durante o fim de semana, mas até o momento nenhum suspeito foi detido.

Delegacia Fechada - Cerca de 90 delegacias de Polícia Civil do Ceará estão fechadas ou funcionam parcialmente por falta de pessoal. À exemplo de Nova Russas, dezenas de cidades não conta com os serviços da Polícia Civil no período da noite, nos dias úteis, nem durante 24 horas nos fins de semana e feriados. A falta de policiais afeta praticamente todas as regiões do Interior. Das 20  Delegacias Regionais, apenas 11 têm plantão nos fins de semana. A falta de efetivo na Polícia Civil do Ceará se junta ao sucateamento das delegacias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário