quinta-feira, 8 de março de 2018

CENTRO SUL - Governo do Ceará suspende visitas em cadeias de 10 municípios

Resultado de imagem para CADEIA PUBLICA DE IGUATU
A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) suspendeu, visitas a unidades prisionais de 10 municípios da Regional Centro Sul do Ceará. A decisão foi tomada por conta da atuação das facções criminosas e, principalmente, da morte de um agente penitenciário na última sexta-feira, em Orós. Em portaria publicada no Diário Oficial do Estado a pasta reconhece ausência de estrutura e efetivo para a manutenção da ordem no sistema carcerário do Estado. Nesta manhã, dois presos foram mortos e nove feridos em ataque promovido por outros detentos de facção criminosa rival, na Cadeia Pública de Pentecoste.
O agente Carlos Antônio Bezerra, de 34 anos, foi atacado em uma parada de ônibus próximo à cadeia pública. A suspensão tem prazo de 30 dias e abrange os municípios de Acopiara, Cedro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jucas, Lavras da Mangabeira, Mombaça, Orós e Várzea Alegre.
De acordo com o presidente do Conselho Penitenciário do Ceará (Copen), Cláudio Justa, por meio da portaria, “o governo confessa o que não fala publicamente”. A justificativa para a medida, como consta na portaria, se dá pela “crise e superlotação do Sistema Penitenciário Cearense e as ações orquestradas pelas facções criminosas”,
Por meio de nota, a Sejus informa que “a medida é decorrente de sanções disciplinares ou por questões de segurança”. A assessoria da secretaria ressalta que “como determina a Lei de Execução Penal, o direito de visita pode ser suspenso sempre que a direção administrativa julgue necessário, seja para disciplinar o ambiente ou como medida de segurança”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário