quinta-feira, 5 de abril de 2018

Açude São Domingos II, em Caririaçu, volta a ter água após 5 anos em volume morto

Açude São Domingos acumula 35% do volume de água após cinco anos no volume morto (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
Açude São Domingos acumula 35% do volume de água após cinco anos no volume morto

Depois de cinco anos em volume morto, o açude São Domingos II, no município de Caririaçu, voltou a armazenar água e está com 35,66% de sua capacidade, de acordo com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh). Esse volume de água é suficiente para abastecer o município durante todo o ano de 2018 e o início de 2019, segundo a Companhia.
Com as bombas sem funcionar, a água do São Domingos II ainda não chega às torneiras, e o racionamento de água no município continua. Se a água do açude puder ser usada, a oferta vai aumentar. De acordo com o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Semae), uma licitação para a compra de novos equipamentos está em andamento.

Bacia do Salgado - Formada por 15 reservatórios, açude São Domingos II faz parte da Bacia do Salgado, que atualmente está com 18,34% da capacidade total. Em melhor situação, estão os açudes, Rosário, em Lavras da Mangabeira, e Tatajuba, em Icó, que se encontram com 55,72% e 50,57% da capacidade, respectivamente.

Situação - Os 155 açudes monitorados pela Cogerh acumulam 9,12% da capacidade de armazenamento, o que representa 22,76 milhões de metros cúbicos. Do total de açudes, nove está sangrando: Acaraú Mirim, Barragem do Batalhão, Caldeirões, Cocó, Colina, Germinal, Itaúna, Tijuquinha e Tucunduva. Doze, estão com volume acima de 90%, 109 com volume abaixo de 30% e 24 secos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário