segunda-feira, 9 de abril de 2018

Ceará tem dia de chuvas fortes em cidades de todas as regiões

Açude de pequeno porte receberam grande volume de água no Ceará (Foto: Arquivo pessoal)
Açude de pequeno porte receberam grande volume de água no Ceará

O Ceará teve chuvas fortes neste domingo (8), em cidades de todas as regiões, com precipitações de até 135 milímetros, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
A região leste concentrou as maiores chuvas deste domingo. Russas, Jaguaretama, Morada Nova e Monsenhor Tabosa tiveram acúmulo de mais de 70 milímetros nas últimas 24 horas.
O Ceará tem recebido chuvas diárias em todas as regiões desde o fim de março. As ocorrências devem seguir até meados deste mês, conforme a Funceme. A previsão para segunda e terça-feira (9 e 10) é de tempo nublado com chuva em todas as regiões.

Açudes  - As chuvas que ocorrem desde o início do ano foram suficientes para abastecer açudes de pequeno porte. Atualmente, 107 dos 153 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) estão com menos de 30% da capacidade. Em dezembro de 2017, essa situação ocorria em 147 açudes.
Os reservatórios de maior porte seguem em situação crítica: o Castanhão, maior açude do país, tem 4,44% da sua capacidade máxima. Há cinco meses o volume era de 2,2%.
Já o Orós, segundo maior açude do estado, o volume atual é de 6,95%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário