domingo, 22 de abril de 2018

Volume de chuva diminui e Funceme registra precipitação em apenas 28 cidades neste sábado

Foto: (Gioras Xerez/G1 Ceará)
Após boas precipitações nos primeiros 15 dias de abril, o Ceará registrou chuvas em apenas 28 cidades no último sábado (21), segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
A maior precipitação ocorreu no município de Russas, na Região Jaguaribe, com 61,5 milímetros. Choveu também em Quixadá com 53 milímetros, Jaguaruana (46 milímetros), Morada Nova (33,4 milímetros) e Jaguaretama (31,6 milímetros).

Previsão para este domingo - Nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-norte. No sul, há possibilidade de chuva ao longo do dia.

Previsão para segunda-feira - No decorrer do dia, nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-sul do estado. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva.

Dez maiores chuvas por Municípios no dia

Russas - 61.5 mm
Quixadá - 53.0 mm
Jaguaruana - 46.0 mm
Morada Nova - 33.4 mm
Jaguaretama - 31.6 mm
Acaraú  - 17.2 mm

Aporte nos açudes - Conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), as chuvas na bacia do Açude Castanhão  – o maior reservatório do Estado, e uma das maiores barragens de múltiplos usos do Nordeste – elevaram as suas reservas de 139,5 milhões de metros cúbicos de água em fevereiro para 487,61 milhões de metros cúbicos até a última quarta-feira (18).

O volume mais que triplicou no período, saltando de 2,08% para 7,28%. O açude continua recebendo aportes significativos. Contudo, é necessário ressaltar que os níveis ainda são baixos, visto que o Castanhão é um reservatório estratégico não só para o Vale do Jaguaribe – onde estão várias cidades de porte médio e a maior área irrigada do Estado –, como para a Região Metropolitana de Fortaleza. A capacidade total do Castanhão é de 6,7 bilhões de metros cúbicos.

Chuvas ajudam a diminuir seca - De acordo com a supervisão da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, a redução se deu pelas chuvas registradas durante os dois primeiros meses da quadra chuvosa, ou seja, fevereiro e março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário