quarta-feira, 9 de maio de 2018

Adolescente é apreendido suspeito de extorquir e divulgar fotos íntimas de prefeita do TO

Equipamentos foram apreendidos com adolescente (Foto: Polícia Civil/Divulgação)
Equipamentos foram apreendidos com adolescente

Um adolescente foi apreendido nesta quarta-feira (9) durante uma operação da Polícia Civil. O menor é suspeito de extorquir uma prefeita da região oeste do estado e divulgar fotos íntimas dela em redes sociais.
A prefeita foi procurada mas preferiu não comentar o caso. Segundo a polícia, a mulher estava sendo extorquida desde as eleições municipais de 2016.
As mensagens pedindo dinheiro eram enviadas de um número de outro país, ameaçando divulgar as imagens íntimas. Como a prefeita se recusou a entregar dinheiro, as imagens foram divulgadas em redes sociais do município e se espalharam em grupos de outros estados.
Ainda segundo a polícia, o adolescente dizia que era membro do grupo Anonymous, mundialmente conhecido por casos de vazamentos de dados sigilosos.
Com apoio do Laboratório de Inteligência Cibernética da Diretoria de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), a polícia verificou que o suspeito não integrava o grupo de hackers. A suspeita começou porque ele escrevia o nome Anonymous de forma errada.
Depois, a polícia verificou que o suspeito das extorsões na verdade era um adolescente morador da cidade. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, ele contou que obteve as imagens após invadir um aparelho celular a pedido de outras pessoas que queriam utilizar as imagens para exigir vantagens políticas e cargos na prefeitura.
Ainda segundo a Polícia Civil, as investigações continuam para apurar outras tentativas de extorsão sofridas pela vítima, além do crime de difamação contra quem compartilhou as imagens. As investigações foram feitas pela Delegacia de Repressão de Crimes Cibernéticos e a delegacia da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário