quarta-feira, 27 de junho de 2018

ESTIAGEM - Açude Quixeramobim frustra expectativa de moradores

Moradores de Quixeramobim aguardaram com expectativa a barragem sangrar este ano

A primeira barragem do Sertão Central a sangrar no início da quadra invernosa, o Açude Quixeramobim, frustrou a expectativa de muitos moradores desta cidade. O entusiasmo surgiu quando praticamente do dia para a noite, no fim de abril deste ano, a represa construída pelo Governo Federal, inaugurada em 1960, recebeu um bom volume hídrico. Estava completamente seca até o dia 12 daquele mês.
O acúmulo repentino de aproximadamente 97% da capacidade do açude agitou os moradores. Câmeras de videomonitoramento foram instaladas nos dois lados da ponte com 240 metros de extensão e 15 comportas. O objetivo era transmitir em tempo real o transbordo na parede após nove anos de espera. A lâmina d’água atingiu até sete centímetros para começar a escorrer rio Quixeramobim abaixo. Todavia, as chuvas se reduziram e o espetáculo das águas não aconteceu.

Muitos moradores se divertiram no banho de açude. O sangradouro era utilizado como ponto de apoio

O motivo da frustração dos moradores está na captação da água pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) do Município, para abastecimento da cidade. Apesar de ter passado a contar com a adutora do Açude Pedras Brancas, no município vizinho, Banabuiú, a barragem local é fundamental para a complementação do atendimento do sistema de bombeamento. Sistematicamente são bombeados 500 mil m³. O Açude tem capacidade para  7,8 milhões de m³, segundo levantamentos da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).
A cada dia de chuva muita gente corria para a barragem, mas a água parecia estar no mesmo nível, nunca atingia a cota máxima. O volume atual, 6,88 milhões de m³, será suficiente para atender o abastecimento até o fim do ano. Havendo inverno no próximo ano, deverá sangrar novamente.

O Açude Quixeramobim sangrou pela última vez em abril de 2011 se tornando atração na região

Vista atual da parede do Açude Quixeramobim no sentido praia sertão

Vista neste mês de junho da bacia do Açude Quixeramobim acima da ponte

Nenhum comentário:

Postar um comentário