terça-feira, 5 de junho de 2018

CRIMINALIDADE SEM TRÉGUA - Violência armada no Ceará deixou 391 pessoas assassinadas no mês de maio

A estilista, modelo e desportista Nayana Araújo foi uma das 391 pessoas mortas no Ceará em maio

Ao menos, 391 pessoas foram mortas no Ceará em maio deste ano. O balanço – que ainda é parcial e não oficial – aponta que em 31 dias do mês passado, o Estado registrou 370 Crimes Violentos, letais e Intencionais (homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte), além dois assassinatos dentro de unidades do Sistema Penitenciários (cadeias e presídios) e mais 19 pessoas suspeitas que morreram em confrontos armados com a Polícia, totalizando, portanto, 391 mortos.
Somente em Fortaleza, 119 pessoas foram mortas em maio, sendo 115 em CVLIs e outras quatro em confronto com a Polícia. Na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), foram mais 105 mortes violentas, além de 99 no Interior Norte e 68 no Interior Sul.
Entre as vítimas dos 391 crimes de morte em maio passado no Ceará figuraram 39 adolescentes. Dezessete foram assassinados nas ruas da Capital, outros 13 em Municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), além de cinco no Interior Norte e quatro no Interior Sul.
Também estão na lista das pessoas assassinadas em maio de 2018 no Ceará, 35 mulheres. Desse total, 17 foram mortas em Fortaleza, 10 no interior e mais oito na Região Metropolitana. Entre as vítimas estão adolescentes e idosas, mas a maioria das mulheres mortas era jovem.

Policial e guarda assassinados - Também entre as vítimas da violência armada em maio passado estão dois agentes da Segurança Pública, um policial militar e um guarda municipal. O PM morto era Francisco Bonivarde Castelo Branco, de 28 anos, que foi morto, a tiros, na Praia do Futuro, na noite do dia 1º de maio. O autor do crime foi um policial civil (inspetor).
Já na tarde do dia 14 de maio, o guarda municipal Luiz de França Duarte Filho, 30 anos, pertencente à Guarda do Município de São Gonçalo do Amarante, foi morto a tiros na porta de casa, em Caucaia.  Os autores do crime são ainda desconhecidos e teriam ido ao local em busca de matar um irmão do agente.

Cidadãos mortos em assaltos - Onze pessoas foram mortas em crimes de latrocínio (roubo seguido de morte) em maio no estado. Foram cinco assassinatos do gênero em Fortaleza, outros cinco no interior e mais um na RMF.

Linchados - Ainda em maio, as autoridades registraram três assassinatos em Fortaleza por meio de linchamento. No dia 12, um desconhecido foi espancado até a morte por populares no bairro Antônio Bezerra.
Na noite do dia 14, a vítima fatal de linchamento foi Diego Saraiva da Silva, 22, perseguido e morto a pauladas, pedras e socos em Messejana.
E o terceiro caso ocorreu no dia 16, quando Noyat de Menezes Borges, 22 anos, foi linchado, baleado e morto dentro de uma loja de rações no Eusébio (Região Metropolitana de Fortaleza).

Nenhum comentário:

Postar um comentário