terça-feira, 19 de junho de 2018

SELEÇÃO - Após decepção na estreia, Brasil pode ter mudanças entre titulares


FIRMINO pode aparecer no time titular de Tite NELSON ALMEIDA/AFP
FIRMINO pode aparecer no time titular de Tite

Copa do Mundo não dá tempo para pragmatismos. O torneio é de tiro curto e decisões devem ser tomadas com rapidez. Quando algo não funciona, as alternativas precisam ser imediatas. Assim sendo, após o mau desempenho no empate por 1 a 1 contra a Suíça, o Brasil pode testar mudanças para enfrentar a Costa Rica, na sexta-feira, 22, às 9 horas (de Brasília).
As alterações, se acontecerem, devem ser pontuais, mas mudam a forma de jogar da seleção. O mais cotado para ganhar vaga entre os titulares é Roberto Firmino — elogiado por Tite pela atuação contra a Suíça. Ele vem de uma boa temporada no Liverpool e já pede passagem.
Apesar de ter entrado somente aos 34 minutos do segundo tempo, o camisa 20 fez duas finalizações, entre elas uma cabeçada em que quase marcou — o goleiro Sommer fez boa defesa — enquanto Gabriel Jesus, apagado no jogo, não fez nenhuma. Firmino tem como característica sair mais da área e dar opções de jogo, enquanto Jesus fica mais entre os zagueiros. Contra adversários retrancados, “Bobby” é uma boa alternativa.
Outra possível troca é a entrada de Renato Augusto no lugar de Paulinho. Homem de confiança de Tite, Renato também foi elogiado pelo treinador e, já totalmente recuperado de dores que atrapalharam sua preparação para o Mundial, é opção que possibilita maior articulação nas jogadas pelo meio.
Mais que trocas de peças, o Brasil deve ter uma nova postura. Contra a Suíça, não só o resultado foi frustrante como a performance esteve abaixo do esperado. É preciso rever aspectos técnicos e táticos, mas também psicológicos e físicos, para que a equipe não demonstre a ansiedade e falta de intensidade vista na estreia. A reação precisa começar agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário