quarta-feira, 11 de julho de 2018

Água da transposição do Rio São Francisco deve chegar até o fim do ano ao Ceará

Primeira estação do eixo norte da transposição do Rio São Francisco (Foto: Taisa Alencar / G1)
Primeira estação do eixo norte da transposição do Rio São Francisco

Com atraso de seis anos, a conclusão do Eixo Norte do Projeto de Transposição do Rio São Francisco – que levará água para o Ceará, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte – deverá ser entregue no segundo semestre de 2018, de acordo com o Ministério da Integração Nacional.
Ao todo, quando concluído, a Integração do Rio São Francisco custará R$ 9,6 bilhões, o dobro do previsto ainda no governo do presidente Lula.
Com 260 quilômetros de extensão - distribuídos em três etapas: 1N (140 quilômetros); 2N (39 quilômetros) e a 3N (81 quilômetros) –, o trecho está com 96% das obras concluídas. No início do mês, o consórcio Ferreira Guedes recebeu a autorização para assumir as obras remanescentes da Meta 1N do Eixo Norte da integração.
De acordo com o Ministério, mais de 1,2 mil profissionais vão trabalhar para garantir o cumprimento do prazo. Após concluído, vai beneficiar 7,1 milhões de pessoas de 223 municípios dos quatro estados, dos quais 4,5 milhões moradores da Região Metropolitana de Fortaleza.

Conclusão de túnel

Transposição Rio São Francisco (Foto: João dos Santos)
Transposição Rio São Francisco

Os serviços de escavação do túnel Milagres, entre as cidades de Verdejante (PE) e Penaforte (CE), do Eixo Norte do Projeto, já está concluído. A estrutura é responsável por levar as águas do Eixo Norte ao Ceará.
O túnel, com quase um quilômetro de extensão e cerca de nove metros de diâmetro, é a primeira estrutura de engenharia do empreendimento no estado do Ceará e a última construção da primeira etapa do Eixo Norte. Com o término das escavações, as equipes vão trabalhar nos serviços finais da estrutura, como acabamento interno das paredes e piso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário