quarta-feira, 25 de julho de 2018

DEVOÇÃO - Católicos festejam a padroeira Senhora Sant’Ana em Iguatu

Os devotos na cidade de Iguatu participam das celebrações com entusiasmo; a festa em louvor à Senhora Sant'Ana vem crescendo a cada ano

Fé e devoção na avó de Jesus Cristo motivam católicos de 11 cidades cearenses a participarem dos festejos religiosos em honra a Senhora Sant'Ana: Iguatu, Tianguá, Independência, Jati, Santana do Cariri, Santana do Acaraú, Mocambo, Jaguaruana, Eusébio, Paramoti e Varjota. A programação termina nesta quinta-feira, 26, com missas e procissões.

Feriado - Será feriado municipal nas cidades que têm Senhora Sant'Ana como padroeira. As caminhadas dos devotos ocorrem no fim da tarde com a condução do andor com a imagem da santa. Dos municípios que adotaram Senhora Sant'Ana como padroeira, dois são sede de diocese, Iguatu e Tianguá.
Há também dezenas de localidades e paróquias que festejam novenário em louvor à mãe de Maria Santíssima. Em tempo de festa religiosa, as cidades no Interior do Estado ficam bastante movimentadas. Atraem devotos e filhos ausentes.

Motivação - Cada paróquia tem sua programação própria, mas prevalece a motivação da fé, da religiosidade da história e do memorial da colonização do sertão cearense. Senhora Sant'Ana e São Joaquim formam o casal que é tido como exemplo de educação na fé e a base da família. São os pais da Virgem Maria, que é mãe de Jesus Cristo. Por isso, no dia 26 de julho é comemorado o Dia dos Avós.
Em Iguatu, neste ano, o novenário tem como tema central 'Com Senhora Sant'Ana somos cristãos, sujeitos na Igreja em saída pelo reino da paz', tendo por base o ano dedicado aos leigos. Os católicos locais estão celebrando o tríduo preparatório para a grande festa dos 300 anos da chegada da imagem da santa padroeira, oriunda da Portugal, cujo transcurso será em 2019.
A festa da padroeira de Iguatu é tradicional e tem característica fortemente religiosa. Após a novena a multidão retorna para casa. Há programação social, quermesse e música ao vivo, com repertório de MPB, interpretado por artistas locais, mas em um ambiente de confraternização e de pouca participação dos fiéis, sob a coordenação da paróquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário