quarta-feira, 25 de julho de 2018

Doze são presos por venda ilegal de passagens em dois meses nos terminais de Fortaleza

Mais de 400 cartões de passagens eletrônicas foram apreendidos pela polícia em Fortaleza (Foto: Halisson Ferreira/TV Verdes Mares)
Mais de 400 cartões de passagens eletrônicas foram apreendidos pela polícia em Fortaleza

Doze pessoas foram presas nos últimos dois meses pela venda ilegal de passagens do transporte público, com uso de cartões eletrônicos do bilhete único e passe card, em Fortaleza. Mais de 400 cartões magnéticos foram apreendidos durante as fiscalizações, conforme a Polícia Civil.
A polícia intensificou as operações contra a comercialização irregular de passagens no Centro da capital e na entrada dos terminais do Siqueira e da Parangaba. Na última quarta-feira (18), três pessoas foram flagradas e autuadas por estelionato no 5º Distrito Policial, no Bairro Parangaba.
De acordo com a Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF), quem compra ou vende o passe eletrônico para uso no transporte público pode responder pelos crimes de estelionato e falsidade ideológica. Em caso de perda ou roubo, a empresa do transporte público deve ser comunicada para fazer o bloqueio e solicitar a 2ª via do cartão.

Fiscalização - O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) também realiza a checagem do uso dos bilhetes eletrônicos utilizados nos coletivos. Um sistema no interior dos veículos capta as imagens do passageiro, e técnicos comparam com as fotos cadastradas no documento.
Em caso de irregularidade, o documento é bloqueado por 24 horas. Em caso de reincidência, o benefício pode ser suspenso por até 180 dias ou ser bloqueado definitivamente. De acordo com o Sindiônibus, 200 cartões do bilhete únicos são bloqueados por dia em Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário