quinta-feira, 26 de julho de 2018

Eclipse com maior duração do século será visto no Ceará nesta sexta-feira

Eclipse lunar
Nesta sexta-feira (27), a beleza da Lua Cheia será acentuada com um detalhe sempre alvo de olhares: um eclipse lunar. Este, porém, não será como os outros. Considerado o eclipse mais longo do século XXI, o fenômeno deve durar cerca de duas horas quando, na maioria das vezes, são apenas alguns minutos.
No Ceará, de acordo com o Clube de Astronomia de Fortaleza (Casf), a Lua deve nascer às 17h37, já eclipsada; e deve permanecer assim, em sua totalidade, até as 18h13, com 36 minutos de eclipse total. A partir dessa hora, a Lua ficará em eclipse parcial até as 19h19. De acordo com a Casf, o melhor horário para ver o eclipse a olho nu é entre 17h40 e 18h. Em todo o Brasil, o início da fase total do eclipse é as 16h30, no horário de Brasília, e terá uma hora e 40 minutos de duração.
Um eclipse acontece quando o Sol, a Terra e a Lua se alinham. Isso faz com que a Terra fique diretamente entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar. O eclipse lunar acontece porque a Lua entra na sombra criada pela Terra quando o Sol bate.
Neste eclipse do dia 27, especificamente, a Lua ficará no centro da sombra criada pela Terra. Na ocasião, um pouco da luz do sol atravessa a atmosfera da Terra, que filtra a cor vermelha e atinge a lua, que é popularmente chamada de "Lua sangrenta" devido à cor que adquire. "Normalmente, a luz do sol bate na lua e reflete para a gente naquela cor branca. Nesse caso, a Terra vai tapar a luz do Sol, portanto a Lua será mais escura", explicou a Casf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário