terça-feira, 17 de julho de 2018

Justiça Eleitoral pode declarar Lula inelegível durante recesso

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode decidir durante o recesso de julho sobre pedido de dois coordenadores do Movimento Brasil Livre (MBL) para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja declarado imediatamente inelegível.
Os autores da ação querem que a Corte eleitoral decida sobre o tema antes mesmo do registro das candidaturas, cujo prazo final é 15 de agosto.
A ação, apresentada na última sexta-feira (13) pede uma liminar (decisão provisória) para "declarar desde já a incontroversa inelegibilidade".
Além disso, pede a proibição do registro de candidatura, de atos de campanha e a citação do nome de Lula em pesquisas eleitorais.
A defesa do ex-presidente Lula contesta a ação e considera o pedido um "questionamento precoce", já que a candidatura depende de formalização durante convenção partidária, e diz que a iniciativa é "meramente midiática" e que o pedido é "um mal concebido manifesto político travestido de ação".
O relator do caso é o ministro Ademar Gonzaga, escolhido por sorteio. Como o TSE está em recesso até dia 31, o pedido de liminar pode ser analisado pelo plantonista, a ministra Rosa Weber.

Nenhum comentário:

Postar um comentário